FETRAF - SC - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
FETRAF - SC - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina
Atendimento
49 . 3329 6137
48 . 3266 6462

QUEM SOMOS

A Fetraf-SC é a Federação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado de Santa Catarina. Representar e defender os Agricultores Familiares que de forma individual ou coletiva produzem mais de 70% dos alimentos que é consumido pela população.

Em todo estado somos mais de 168 mil estabelecimentos de agricultores familiares e representamos 90% dos estabelecimentos agropecuário.

A criação da Fetrafesc em 1997 foi o marco do novo sindicalismo para todo o Brasil. Em 2001 surgiu a Fetraf-Sul, em 2005 foi criada a Fetraf-Brasil e mais de 20 federações surgiram em outros estados, consolidando o novo sindicalismo da agricultura familiar em todo país. Processo que rompeu definitivamente com aquele modelo sindical imposto pela legislação dos anos 60.

O reconhecimento politico conquistado desde a criação junto a governos, organizações sociais, e de modo especial pelos sindicatos de base demonstra que a estratégia da criação de uma organização especifica da Agricultura familiar foi uma decisão acertada.

A existência de uma categoria especifica e diferenciada dos trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar potencializa três questões fundamentais:

a) Avançar na construção de uma identidade dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar como uma categoria econômica e social estratégica e fundamental para a sociedade;

b) Construção de um novo projeto de desenvolvimento sustentável e solidário na Agricultura Familiar;

c) Construção de um novo sindicalismo, de luta, de classe e de conquistas, rompendo com o velho sindicalismo.



topo